sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Entenda a crise do SUB-PRIME

SE HÁ EXPLICAÇÃO MAIS DIDÁTICA QUE ESSA, DESCONHEÇO.


O seu Biu tem um bar na Vila Carrapato e decide vender cachaça "na caderneta" aos seus leais fregueses, todos bebuns e quase todos desempregados. Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito e o aumento da margem para compensar o risco). O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia. Uns zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, PQP, TDA, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer. Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capítais e conduzem a operações estruturadas de derivativos na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu ). Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países. Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas. O Bar do seu Biu vai à falência. E toda a cadeia sifu. Se depois desta explicação você ainda tiver dúvidas, pode tomar mais uma...


Autor desconhecido

Surf Bike


Em uma roda de amigos me falaram de um tal de Marquinho que desceu a Serra de Campos do Jordão em cima de uma bicicleta Barra Forte adaptada com um "Shape" de um Skate. Não levei muito a sério, até encontrar o video no youtube.



E eu achando que era "roots" por subir a Pedra do Baú de madrugada...

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Nox Arcana

Desde pequeno sempre fui apaixonado por boa música, mas sempre tive uma queda por Rock. Através do Rock conheci uma banda americana chamada Aerosmith através da música "hole in my soul". Quando a escutei pela primeira vez, o som parecia entrar por meus ouvidos e ativar todas as minha células. Através dessa banda fui conhecendo outras inúmeras, e , gradativamente, passando por bandas como ACDC, Rolling Stones, Deep Purple, Led Zeppelin até chegar ao Heavy Metal, onde me apaixonei por Iron Maiden. A paixão arrebatadora pelo som pesado fez com que eu estampasse duas tatuagens em meu corpo. Dessas duas tatuagens com conotação roqueira, restou somente uma nas costas, a outra eu acabei cobrindo com um novo desenho feito por um amigo tatuador chamado Fernando.
Mas o que eu quero apresentar a vocês é uma banda com o título deste post, chamada Nox Arcana. Ela é apenas instrumental e valoriza muito instrumentos de cordas como o violino. Entretanto é clara a influência Metal em suas músicas. Arriscaria até a dizer que possui um tom de Cradle of Filth, misturado com a trilha sonora de Drácula de Bram Stoker.



Créditos ao DeMolay Bruno que me apresentou essa banda em uma sugestão para utilizá-la na harmonia de nosso Capítulo.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Reflexão: O pálido ponto azul


Este video trata de uma reflexão à respeito do quão insignificante nós somos perante a dimensão do planeta Terra com o infinito universo. No mesmo prisma, pergunto: Poder, glória, riqueza, fama, popularidade valem a pena em um palco tão pequeno, uma "partícula de poeira suspensa em um raio de sol"?



http://www.youtube.com/watch?v=gJEoLN-LLlA&feature=related

Recordo da expressão em latim: "Sic Transti Gloria Mundi" Significa: "A Glória do mundo é passageira". No contexto do provérbio, o termo transit está diretamente relacionado ao conceito de depressa, sem deixar rastro. Ou seja, a glória na Terra é passageira, é efêmera, em contraste com a glória celeste que é eterna e que transcende a existência do próprio homem.

Seria interessante, agora que estamos em época de eleição, que todos os políticos assistissem a este video.

Ceto de sua colaboração, renovamos votos de estima e profunda consideração!!!


Rafael Pasin O. de Menezes
Estagiário de Direito
OAB/SP 162.233-E