sexta-feira, 26 de setembro de 2008

S.'.S.'.S.'.


Quem faz parte do meu círculo de amizades, ou então conhece um parcela ínfima de mim, sabe que eu sou Maçom! Não escondo, até mesmo por que não existem motivos para esconder. Tenho muito orgulho desta tradicional ordem a qual eu faço parte e que muito auxiliou na moldagem do meu caráter. Para aqueles que almejarem conhecer mais intimamente um pouco dessa sagrada filosofia, recomendo o site do GOB (Grande Oriente do Brasil).
Mas o fato de eu ser Maçom, ou de eu me orgulhar de ser, não é o real motivo deste post. Hoje ao conversar com um irmão Demolay no MSN ( Que também é irmão Maçom ) ele se despediu com a sigla S.'.F.'.U.'. Que quer dizer Saúde, Força e União. ¹
Consequentemente eu me despedi com a sigla S.'.S.'.S.'. Não foi surpresa minha, mas o irmão em tela me crivou sobre o seu significado! Como falei, não me surpreendi, pois se trata da saudação mais antiga da maçonaria e em desuso atualmente. Significa: SENSÍVEL, SOLITÁRIO e SOLIDÁRIO. Trata-se de um dos mais belos cumprimentos da maçonaria, mas poucos buscam refletir sobre o seu valor. Posto isto, tecerei alguns breves comentários de minha opinião pessoal:

SENSÍVEL: Todo maçom deve ter o coração sensível ao bem, a luz e ao conhecimento. Bem como a todas as virtudes, pois estas se tratam de disposições da alma para a prática reinterada do bem. No mesmo sentido devemos ter a sensibilidade de discernir entre o bom e o mau, haja vista que sua linha é muito tênue.

SOLITÁRIO: Devemos manter as nossas opiniões e a vontade para a prática daquilo que é correto nas mais diversas adversidades, mesmo que solitários. Para exemplificar melhor o que eu estou falando, transcreverei um trecho da cerimônia das luzes DeMolay: "E no entanto, cada um de vós sendo um DeMolay, trazeis dentro de vosso coração uma chama, um facho para vos guiar através da escuridão. Se puderes fazer esta luz brilhar sobre outra pessoa, se puderdes penetrar nas profundezas mais recônditas de sua alma, e ascender a chama que ali está, então aí reside a finalidade da Ordem DeMolay, ali está vossa finalidade de viver."

SOLIDÁRIO: A solidariedade consiste em um dos mais sublimes deveres de um maçom. Devemos sempre socorrer um irmão em necessidade e auxilia-lo no caminho da evolução e virtude. D´outro prisma também devemos cuidar para que ele não desvie e trilhe o caminho do mau. Entretanto, até hoje existe uma visão distorcida da maçonaria no que tange a solidariedade. Muitos acreditam que ingressando na Ordem Maçônica, um irmão nunca mais passará necessidade e, pasmem, se tornará rico. É claro que a caridade e a beneficência fazem partes dos trabalhos da maçonaria, entretanto a solidariedade vai muito além do plano material.

Bom, espero que tenham gostado de minhas argumentações sobre essa saudação maçônica. Todavia, contudo, entretanto, porém, mas, no entanto, devo lhes advertir que existe outro significado para esta saudação, qual seja: Saúde, Saúde, Saúde. Para mim é uma adaptação indolente realizada somente no Brasil, haja vista que no original em latim (utilizado em todo o mundo) o correto é stlella, sedet, soli.

Ceto de sua colaboração, renovamos votos de estima e profunda consideração!!!


Rafael Pasin O. de Menezes
Estagiário de Direito
OAB/SP 162.233-E

______________________

¹ Para os plantonistas críticos quero avisar que não estou faltando com meu juramento. A própria internet, maior fonte de pesquisas, publica vários trabalhos maçônicos. Entretanto a maior livraria do país [jaba] Saraiva [/jaba] possui títulos sobre o tema à venda para qualquer interessado.



Das profundezas mais recônditas...

Parafraseando uma frase utilizada em uma cerimônia DeMolay eu reinicio o meu trabalho com blogs!! Mas espera um pouco, reinicio? Pois é!! Para quem não sabe, há muito tempo atrás, em uma galáxia muito distante, eu fui um blogueiro. O antigo blog tinha o mesmo título, entretanto era hospedado no antigo "Blig" (Antigo Blog do IG que nem sei mais se existe e nem faço questão de saber).
O Título "Miolo Derretido" se refere a um antigo teste de sanidade mental (esses de livre disponibilização na internet, de credibilidade questionável), onde o resultado, [sarcasmo] PARA MINHA ENORME SURPRESA [/sarcasmo], acusou que eu estava a beira de um acesso de loucura, com os miolos derretendo. rs

Chega de blá blá blá... O que esperar desse blog? Um pouco de tudo! Humor, críticas, reflexões, Power Point (brincadeirinha rsrs), músicas, protestos e MUITA COISA SEM NOÇÃO!! Do contrário não seria um blog meu. rsrs

Ceto de sua colaboração, renovamos votos de estima e profunda consideração!!!


Rafael Pasin O. de Menezes
Estagiário de Direito
OAB/SP 162.233-E