Desde pequeno meu pai sempre me incentivou para aprender a jogar xadrez. Alegava ele que iria me auxiliar com a matemática, uma matéria que nunca tive um bom desempenho no currículo escolar. Cheguei até a ficar de exame no terceiro ano do ensino médio. E a prova foi em uma quinta-feira e minha colação era na sexta-feira. Olha a responsabilidade em passar de ano, pois do contrário iria decepcionar a "tiarada" toda. rs.
Apesar dos incessantes conselhos do meu pai, eu nunca me interessei em apreender. Somente apreendi a movimentação das peças e mais nada.
Entretanto, encontrei na internet um jogo de xadrez em 3D feito em flash, com um Excelente visual!!! E além disso o jogo possuí três níveis: 1 - Novato (meu caso); 2 - Casual; 3 - Avançado. Em todos os níveis, ao clicar em uma peça, ele mostra para você através de um rastro verde sobre o tabuleiro, a movimentação permitida para cada peça. Como exemplo, a imagem abaixo:
Apesar dos incessantes conselhos do meu pai, eu nunca me interessei em apreender. Somente apreendi a movimentação das peças e mais nada.
Entretanto, encontrei na internet um jogo de xadrez em 3D feito em flash, com um Excelente visual!!! E além disso o jogo possuí três níveis: 1 - Novato (meu caso); 2 - Casual; 3 - Avançado. Em todos os níveis, ao clicar em uma peça, ele mostra para você através de um rastro verde sobre o tabuleiro, a movimentação permitida para cada peça. Como exemplo, a imagem abaixo:
Agora uma curiosidade sobre a invenção do jogo do xadrez:
Existem diversas mitologias associadas à criação do xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. Segundo a lenda, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
fonte: wikipédia
P.S. Vou ficar bom nisso para jogar contra o Victor!! kkk
Existem diversas mitologias associadas à criação do xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. Segundo a lenda, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
fonte: wikipédia
P.S. Vou ficar bom nisso para jogar contra o Victor!! kkk